Ganhar dinheiro na internet usando o poder da influência é uma realidade vivida por muitas pessoas, que geralmente dominam a arte da persuasão. No entanto, a capacidade de persuadir um grupo não depende de um talento inato ou um dom especial.

É possível usar algumas ferramentas para se comunicar com os seus seguidores de uma forma mais estratégica, gerando maior engajamento, estreitando o relacionamento e aumentando o desejo das pessoas de pagar para ter acesso ao seu conteúdo.

Para isso, você pode explorar o gatilho mental, uma técnica que se aproveita da forma como o cérebro humano toma decisões para persuadir e conduzir uma pessoa a ter uma ação específica.

Se você nunca ouviu falar sobre essa técnica, não se preocupe! Nesse artigo, explicamos o assunto e trazemos 7 gatilhos mentais que você pode começar a explorar hoje mesmo!

O que é gatilho mental?

Ao longo do dia, uma pessoa precisa tomar inúmeras decisões e, por incrível que pareça, nem todas elas são conscientes. O cérebro humano automatiza as escolhas para economizar energia e se dedicar às atividades mais complexas, por isso, usa de experiências de vida, contexto social e principalmente as emoções para tomar uma decisão.

Já os gatilhos mentais são os estímulos capazes de influenciar essas escolhas e podem aparecer de inúmeras maneiras em nosso dia a dia. Um bom exemplo de um gatilho mental comum em nossa rotina é escolher um restaurante baseando-se na quantidade de estrelas e avaliações positivas que ele tem dentro de um app de delivery.

Nesse caso, é ativado o gatilho mental conhecido como prova social, onde nosso cérebro aproveita a experiência positiva de outras pessoas para tomar uma decisão mais rápida e com menos riscos.

Como os gatilhos mentais funcionam para influenciadores?

Embora o conceito de gatilho metal seja um estudo da psicologia, essa é uma técnica usada há anos pelo marketing para atingir objetivos. E não são apenas as grandes agências ou empresas que podem se beneficiar dessa estratégia. Influenciadores digitais podem e devem entender muito bem esse conceito para aplicá-lo da melhor forma possível.

É possível usar os gatilhos mentais em vídeos, e-mails, posts de blog ou qualquer outro tipo de conteúdo produzido na internet. Por isso, você pode aplicar a estratégia da mesma forma que qualquer outro negócio, no entanto, é preciso entender como cada gatilho funciona.

A seguir, listamos os principais gatilhos mentais que um influenciador pode usar para aprimorar suas técnicas de persuasão.

1. Autoridade

O gatilho mental da autoridade é um dos mais importantes para quem trabalha ou deseja trabalhar no mercado de influência. Mostrar que você é uma autoridade em seu nicho traz mais credibilidade e faz com que as pessoas prestem atenção no que você está falando.

No entanto, a autoridade não é construída do dia para a noite e deve ser conquistada ao longo do tempo. Você primeiro deve se posicionar como uma autoridade e provar que realmente entende do seu nicho, produzindo conteúdos ricos e aprofundados.

Você também passa a ser percebido como uma autoridade quando é citado ou recomendado por outros grandes nomes. O personal trainer Chico Salgado ganhou uma popularidade enorme nas redes sociais depois de trabalhar em parceria com famosos, como Bruno Gagliasso, Bruna Marquezine, Grazi Massafera e muitos outros.

O gatilho de autoridade não depende de pessoas ou veículos famosos para acontecer. Você passa a ser percebido como autoridade quando mostra que é um verdadeiro especialista naquilo que faz, portanto, invista em conhecimento que a maioria não oferece.

2. Prova social

Desde os primeiros anos da humanidade as pessoas são seres sociais, que se organizam em grupos e gostam de fazer parte deles. Por isso, é natural que elas busquem a aprovação das outras pessoas para tomar decisões.

O gatilho da prova social é um dos mais poderosos, por isso, você pode buscar o depoimento de pessoas que já consumiram o seu trabalho de alguma forma e ficaram satisfeitas.

A nutricionista e influenciadora Aryane Steinkopf vende vários materiais com receitas saudáveis e sempre compartilha fotos de seus seguidores reproduzindo seus pratos com facilidade.

3. Reciprocidade

A tendência natural humana é retribuir quanto sente que alguém fez um favor ou uma gentileza, por isso, é muito importante despertar na sua audiência a percepção de que ela tem um benefício ao acompanhar o seu conteúdo.

Para explorar o gatilho mental da reciprocidade, é preciso entregar uma informação valiosa para seus seguidores, gerando a sensação de que vale a pena te acompanhar. A influenciadora Victória Rocha costuma compartilhar inúmeras dicas de moda para ajudar suas seguidoras a encontrar seu estilo.

4. Exclusividade

A sensação de exclusividade e de ter acesso a coisas que a grande maioria das pessoas não têm pode criar valor para sua audiência. Esse desejo inconsciente pode ser explorado no gatilho da exclusividade, como é feito pelas empresas do mercado de luxo.

A ideia aqui é despertar a sensação de que seus seguidores têm algum privilégio ao te seguir. Imagine ganhar um desconto naquele produto que você queria comprar há meses ou ser convidado para um evento exclusivo. Gerar essa sensação é uma forma de mostrar que vale a pena continuar te acompanhando.

Essa foi a estratégia da maquiadora Nádia Tambasco, ao promover a sua linha de maquiagens. Ela oferece um desconto no lançamento de um novo produto e apenas quem a acompanha fica sabendo mais rápido da novidade.

5. Escassez e urgência

Despertar a sensação de urgência no público é outro gatilho muito explorado no marketing. A ideia é fazer com que a audiência tome uma decisão mais rapidamente, baseado na sensação de que pode perder a oportunidade caso leve mais tempo.

Algumas das frases ou palavras mais usadas para gerar essa sensação são “vagas limitadas”, “desconto para os primeiros assinantes” e “últimas peças do estoque”. Também é comum explorar a sensação de que o tempo está acabando, estabelecendo um prazo limite para que o público tome uma determinada ação.

6. Significância

Mostrar que uma pessoa é importante para você é uma forma de estabelecer uma conexão mais poderosa e duradoura. Considerando que as pessoas têm uma tendência natural ao desejo de se sentirem importantes e valorizadas, é possível conquistar a sua audiência fazendo com que ela sinta-se única.

Uma forma muito simples de explorar o gatilho da significância é responder aos comentários e mensagens enviadas pelos seguidores, repostar conteúdos, citar seus fãs em vídeos e mostrar que as pessoas não são apenas números para você.

7. Curiosidade

A curiosidade é um dos estímulos mais poderosos, que impulsionaram diversas descobertas ao longo da história. Por isso, é um gatilho muito poderoso em qualquer área e pode ser explorado sempre que algo novo for lançado, por exemplo.

O gatilho da curiosidade é muito explorado em títulos de vídeos e posts, como “saiba como eu conquistei 10 mil seguidores em 3 meses” ou “tudo o que você precisa saber para vender mais em sua loja online”.

No perfil da Ana Neves, vemos um exemplo claro de legenda que explora bem o gatilho da curiosidade.

Como usar os gatilhos mentais de forma estratégica?

Ativar um gatilho mental no cérebro da sua audiência é uma forma poderosa de aumentar o seu poder de persuasão, no entanto, é preciso usar essa ferramenta de forma estratégica e conhecer profundamente o perfil da sua audiência é o primeiro passo.

Quando você entende quais são os desejos e preferências pessoais das pessoas que te seguem fica mais fácil selecionar os melhores gatilhos e personalizá-los de uma forma bastante efetiva, explorando argumentos que vão gerar identificação direta.

Outro ponto importante sobre a estratégia de gatilhos mentais é que você não deve encará-la como uma forma de manipulação da audiência. Use esse recurso de forma complementar e natural, procurando não exagerar no número de estímulos.

Agora que você já sabe o que é gatilho mental, já pode começar a selecionar os melhores estímulos para sua audiência! Lembre-se de que a única regra aqui é explorar os gatilhos que estejam alinhados com a sua identidade e também com o perfil do seu público, mantendo sempre a coerência e a transparência com seus seguidores.

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Ganhar dinheiro na internet usando o poder da influência é uma realidade vivida por muitas pessoas, que geralmente dominam a arte da persuasão. No entanto, a capacidade de persuadir um grupo não depende de um talento inato ou um dom especial.

É possível usar algumas ferramentas para se comunicar com os seus seguidores de uma forma mais estratégica, gerando maior engajamento, estreitando o relacionamento e aumentando o desejo das pessoas de pagar para ter acesso ao seu conteúdo.

Para isso, você pode explorar o gatilho mental, uma técnica que se aproveita da forma como o cérebro humano toma decisões para persuadir e conduzir uma pessoa a ter uma ação específica.

Se você nunca ouviu falar sobre essa técnica, não se preocupe! Nesse artigo, explicamos o assunto e trazemos 7 gatilhos mentais que você pode começar a explorar hoje mesmo!

O que é gatilho mental?

Ao longo do dia, uma pessoa precisa tomar inúmeras decisões e, por incrível que pareça, nem todas elas são conscientes. O cérebro humano automatiza as escolhas para economizar energia e se dedicar às atividades mais complexas, por isso, usa de experiências de vida, contexto social e principalmente as emoções para tomar uma decisão.

Já os gatilhos mentais são os estímulos capazes de influenciar essas escolhas e podem aparecer de inúmeras maneiras em nosso dia a dia. Um bom exemplo de um gatilho mental comum em nossa rotina é escolher um restaurante baseando-se na quantidade de estrelas e avaliações positivas que ele tem dentro de um app de delivery.

Nesse caso, é ativado o gatilho mental conhecido como prova social, onde nosso cérebro aproveita a experiência positiva de outras pessoas para tomar uma decisão mais rápida e com menos riscos.

Como os gatilhos mentais funcionam para influenciadores?

Embora o conceito de gatilho metal seja um estudo da psicologia, essa é uma técnica usada há anos pelo marketing para atingir objetivos. E não são apenas as grandes agências ou empresas que podem se beneficiar dessa estratégia. Influenciadores digitais podem e devem entender muito bem esse conceito para aplicá-lo da melhor forma possível.

É possível usar os gatilhos mentais em vídeos, e-mails, posts de blog ou qualquer outro tipo de conteúdo produzido na internet. Por isso, você pode aplicar a estratégia da mesma forma que qualquer outro negócio, no entanto, é preciso entender como cada gatilho funciona.

A seguir, listamos os principais gatilhos mentais que um influenciador pode usar para aprimorar suas técnicas de persuasão.

1. Autoridade

O gatilho mental da autoridade é um dos mais importantes para quem trabalha ou deseja trabalhar no mercado de influência. Mostrar que você é uma autoridade em seu nicho traz mais credibilidade e faz com que as pessoas prestem atenção no que você está falando.

No entanto, a autoridade não é construída do dia para a noite e deve ser conquistada ao longo do tempo. Você primeiro deve se posicionar como uma autoridade e provar que realmente entende do seu nicho, produzindo conteúdos ricos e aprofundados.

Você também passa a ser percebido como uma autoridade quando é citado ou recomendado por outros grandes nomes. O personal trainer Chico Salgado ganhou uma popularidade enorme nas redes sociais depois de trabalhar em parceria com famosos, como Bruno Gagliasso, Bruna Marquezine, Grazi Massafera e muitos outros.

O gatilho de autoridade não depende de pessoas ou veículos famosos para acontecer. Você passa a ser percebido como autoridade quando mostra que é um verdadeiro especialista naquilo que faz, portanto, invista em conhecimento que a maioria não oferece.

2. Prova social

Desde os primeiros anos da humanidade as pessoas são seres sociais, que se organizam em grupos e gostam de fazer parte deles. Por isso, é natural que elas busquem a aprovação das outras pessoas para tomar decisões.

O gatilho da prova social é um dos mais poderosos, por isso, você pode buscar o depoimento de pessoas que já consumiram o seu trabalho de alguma forma e ficaram satisfeitas.

A nutricionista e influenciadora Aryane Steinkopf vende vários materiais com receitas saudáveis e sempre compartilha fotos de seus seguidores reproduzindo seus pratos com facilidade.

3. Reciprocidade

A tendência natural humana é retribuir quanto sente que alguém fez um favor ou uma gentileza, por isso, é muito importante despertar na sua audiência a percepção de que ela tem um benefício ao acompanhar o seu conteúdo.

Para explorar o gatilho mental da reciprocidade, é preciso entregar uma informação valiosa para seus seguidores, gerando a sensação de que vale a pena te acompanhar. A influenciadora Victória Rocha costuma compartilhar inúmeras dicas de moda para ajudar suas seguidoras a encontrar seu estilo.

4. Exclusividade

A sensação de exclusividade e de ter acesso a coisas que a grande maioria das pessoas não têm pode criar valor para sua audiência. Esse desejo inconsciente pode ser explorado no gatilho da exclusividade, como é feito pelas empresas do mercado de luxo.

A ideia aqui é despertar a sensação de que seus seguidores têm algum privilégio ao te seguir. Imagine ganhar um desconto naquele produto que você queria comprar há meses ou ser convidado para um evento exclusivo. Gerar essa sensação é uma forma de mostrar que vale a pena continuar te acompanhando.

Essa foi a estratégia da maquiadora Nádia Tambasco, ao promover a sua linha de maquiagens. Ela oferece um desconto no lançamento de um novo produto e apenas quem a acompanha fica sabendo mais rápido da novidade.

5. Escassez e urgência

Despertar a sensação de urgência no público é outro gatilho muito explorado no marketing. A ideia é fazer com que a audiência tome uma decisão mais rapidamente, baseado na sensação de que pode perder a oportunidade caso leve mais tempo.

Algumas das frases ou palavras mais usadas para gerar essa sensação são “vagas limitadas”, “desconto para os primeiros assinantes” e “últimas peças do estoque”. Também é comum explorar a sensação de que o tempo está acabando, estabelecendo um prazo limite para que o público tome uma determinada ação.

6. Significância

Mostrar que uma pessoa é importante para você é uma forma de estabelecer uma conexão mais poderosa e duradoura. Considerando que as pessoas têm uma tendência natural ao desejo de se sentirem importantes e valorizadas, é possível conquistar a sua audiência fazendo com que ela sinta-se única.

Uma forma muito simples de explorar o gatilho da significância é responder aos comentários e mensagens enviadas pelos seguidores, repostar conteúdos, citar seus fãs em vídeos e mostrar que as pessoas não são apenas números para você.

7. Curiosidade

A curiosidade é um dos estímulos mais poderosos, que impulsionaram diversas descobertas ao longo da história. Por isso, é um gatilho muito poderoso em qualquer área e pode ser explorado sempre que algo novo for lançado, por exemplo.

O gatilho da curiosidade é muito explorado em títulos de vídeos e posts, como “saiba como eu conquistei 10 mil seguidores em 3 meses” ou “tudo o que você precisa saber para vender mais em sua loja online”.

No perfil da Ana Neves, vemos um exemplo claro de legenda que explora bem o gatilho da curiosidade.

Como usar os gatilhos mentais de forma estratégica?

Ativar um gatilho mental no cérebro da sua audiência é uma forma poderosa de aumentar o seu poder de persuasão, no entanto, é preciso usar essa ferramenta de forma estratégica e conhecer profundamente o perfil da sua audiência é o primeiro passo.

Quando você entende quais são os desejos e preferências pessoais das pessoas que te seguem fica mais fácil selecionar os melhores gatilhos e personalizá-los de uma forma bastante efetiva, explorando argumentos que vão gerar identificação direta.

Outro ponto importante sobre a estratégia de gatilhos mentais é que você não deve encará-la como uma forma de manipulação da audiência. Use esse recurso de forma complementar e natural, procurando não exagerar no número de estímulos.

Agora que você já sabe o que é gatilho mental, já pode começar a selecionar os melhores estímulos para sua audiência! Lembre-se de que a única regra aqui é explorar os gatilhos que estejam alinhados com a sua identidade e também com o perfil do seu público, mantendo sempre a coerência e a transparência com seus seguidores.

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