Você pode nunca ter ouvido falar sobre freemium, mas provavelmente já viu alguém usando essa estratégia na internet. 

A palavra freemium é uma mistura dos termos “free” (gratuito) e “premium” (exclusivo) e, na prática, é uma estratégia onde se oferece um produto gratuito, mas que pode ser melhorado quando o cliente opta pela versão paga.

Dessa forma, fica mais fácil atrair pessoas interessadas nesse produto para só depois conquistá-las com versões mais exclusivas. 

Que tal, então, entender como essa estratégia pode ser usada por criadores que desejam monetizar seus conteúdos? A gente vai falar mais sobre isso a seguir. Veja só!

Como funciona o freemium?  

Você já comprou um produto só por ele vir acompanhado de uma amostra grátis? Pois saiba que você não está só! 

A palavra “grátis” gera uma satisfação incomparável no cérebro e exige muito menos esforço quando é necessário tomar uma decisão. A sensação é de que não há nada a perder.

Na estratégia de freemium, o objetivo é explorar esse efeito e atrair a atenção do público para os seus produtos ou serviços com mais facilidade. Uma vez que você é visto, fica muito mais fácil aumentar a percepção de valor e mostrar que vale a pena pagar pelo que você está oferecendo.

No entanto, é importante dizer que freemium é diferente de amostra grátis. No modelo freemium, o público pode continuar usufruindo da versão gratuita, mesmo quando não assina a versão paga. Já a amostra grátis geralmente tem um prazo para chegar ao fim.

Quais as vantagens dessa estratégia?

Como criador de conteúdo, você pode se beneficiar de algumas vantagens da estratégia de freemium, principalmente se seu público ainda é pequeno. A seguir, explicamos melhor cada uma delas.

Você ganha mais assinantes

Você prefere comprar um produto de uma marca que já conhece de perto ou daquela com quem ainda não teve nenhum contato? Pois essa mesma lógica se aplica a estratégia de freemium.

Ao oferecer uma versão gratuita do seu conteúdo, você cria oportunidade para que o público conheça seu trabalho. Quando o visitante gosta do que você oferece gratuitamente, as chances dele comprar a versão paga são muito maiores.

A popularidade da sua página aumenta

O objetivo principal da sua estratégia de freemium pode ser a conquista de mais assinantes para o seu conteúdo pago, no entanto, mesmo aqueles que não compram acabam ajudando a aumentar a popularidade da sua página.

Isso acontece porque você é conhecido entre o seu público e passa a ser visto como uma autoridade do seu nicho.

Além disso, o famoso efeito manada entra em ação, quando seu público percebe que um grande número de pessoas está seguindo a sua página e sente o desejo de seguir também.

Você conhece melhor o seu público

Com o público por perto, fica mais fácil entender suas preferências, seu perfil e, principalmente, o que o motiva a procurar seu trabalho. Essas informações são muito valiosas para que você aprimore seu trabalho.

Quando você conhece o perfil do público, pode produzir conteúdos cada vez mais alinhados com as expectativas dessas pessoas.

Como colocar o freemium em prática?

O ponto chave da estratégia de freemium é que o seu conteúdo pago precisa ser percebido como valioso e exclusivo, no entanto, o conteúdo gratuito precisa ser bom o suficiente para despertar o interesse do seu público. 

Na hora de organizar sua produção de conteúdo, você deve considerar o seguinte.

Decida o que publicar em cada formato

O primeiro passo da sua estratégia de freemium é separar o material pago do gratuito. Faça uma lista dos tipos de conteúdo que você costuma postar e decida quais deles podem ser disponibilizados gratuitamente.

Escolha onde publicar cada tipo de conteúdo

É comum que os criadores de conteúdo usem as redes sociais para divulgar seu trabalho e aumentar o número de assinantes, e esse é um ótimo caminho a ser seguido.

As redes sociais são ideais para mostrar seu material gratuito e despertar o desejo da sua audiência. Por isso, escolha quais delas são as mais adequadas para você. 

Dentro da plataforma da Privacy, os criadores de conteúdo podem manter a sua conta aberta para que as pessoas sigam gratuitamente, assim como acontece em outras redes sociais.

No entanto, o criador pode oferecer diversos materiais exclusivos diariamente, cobrando um valor para que o seguidor tenha acesso. 

Acompanhe seus resultados

Por fim, não deixe que sua estratégia termine depois da postagem dos conteúdos. É muito importante acompanhar seus resultados e entender o que deu certo e o que não gerou efeito entre sua audiência.

Por isso, é essencial organizar sua produção de conteúdo e documentar onde cada material foi compartilhado, quais chamaram mais atenção e quais converteram em mais vendas para você.

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