Como usar a psicologia das cores no meu perfil da Privacy?  

A psicologia das cores é a ciência que estuda como as cores afetam o comportamento humano e hoje vamos te presentar algumas características pra você aplicar ao seu perfil 

Você já ouviu falar em psicologia das cores? Esse é um estudo que revela como o nosso cérebro percebe e reage a cada cor, conhecer e aplicar a influência delas pode otimizar o resultado que você deseja causar em seu perfil da Privacy, além de gerar uma identificação e associação direta a você.  

Isso porque diariamente recebemos muitas informações em nossas redes e a utilização da psicologia das cores, colocará seu conteúdo em destaque fisgando seguidores no meio de tantas outras distrações, o que ajuda também você a direcionar o seu perfil para o público correto.  

Mas antes de nos aprofundarmos em um mundo de cores é importante definir qual é o seu público-alvo, assim, a definição das cores será muito mais fácil, permitindo que a produção de conteúdo tenha o direcionamento certo.  

O que é círculo cromático e para que serve?  

O círculo cromático é uma ferramenta básica para fazer combinações de cores e é composto por 12 cores divididos em:  

  • Cores primárias: amarelo, azul e vermelho. São as cores que não podem ser obtidas a partir da mistura de outras.   
  • Cores secundárias: laranja verde e violeta/roxo. São obtidas através da mistura das cores primárias.   
  • Cores terciárias: são seis, compostas pela mistura das cores secundárias. 

Quentes ou frias, o que cada grupo transmite?  

  • Cores quentes: são as cores que se associam às sensações de calor, adrenalina, são cores consideradas mais excitantes. São consideradas cores quentes todas aquelas que, no círculo cromático primário, derivam das cores amarelo e vermelho. 
  • Cores frias: como o próprio nome, são as cores associadas à sensação de frio ou calmante. São, essencialmente, as cores que derivam do violeta, azul e verde.   

A harmonização e as cores  

Quando trabalhamos as cores com foco em criar uma identidade é importante estar atento se há harmonia naquele grupo de cores para transmitirmos a ideia certa. Cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, produzindo um esquema de cores atraente. O círculo cromático ou círculo de cores pode ser utilizado de forma a ajudar na escolha das cores e combinações harmônicas 
 
Agora vamos entender o significado de algumas cores?  

Não vamos falar sobre cada uma delas aqui, porque cada cor pode ter múltiplos tons, mas selecionamos algumas cores e seus significados para você conhecer.  

Azul: Associado a sentimentos como tranquilidade e paz. Uma cor que transmite um ar de intelectualidade, inteligência e concentração. O azul também é considerado um tom frio e, portanto, contrasta com cores mais vibrantes.  

Vermelho: O vermelho é uma cor marcante. Daquelas que chamam atenção e provocam a intensidade. Não é por acaso que a cor vermelha é associada à cor de todas as paixões, do perigo e do poder. Pare e pense na figura de reis e pessoas com alto poder de influência e hierarquia na sociedade: é comum elas usarem vermelho, certo? Estima-se que existam, no mínimo, 105 variações de vermelho! 

Amarelo: Representa otimismo e prosperidade, sendo associada à recreação, à jovialidade e ao otimismo. A cor funciona como um estimulante assim como o vermelho e por isso muitas marcas de comida tem o amarelo em seu logo. 

Laranja (a cor da Privacy): O laranja é uma cor com personalidade. Exótica, penetrante e forte. Costuma transmitir bastante energia, entusiasmo e sentimentos de recreação. 

Violeta: A cor violeta ou púrpura é muito associada ao feminino, aos sentimentos de magia, fantasia e a ideia do lúdico. É uma cor que traz consigo muitos significados que vão do poder à beleza. 

Conclusão 

Espero que essas dicas tenham ajudado e não deixe de conferir o vídeo abaixo, onde você aprenderá sobre as técnicas e termos da área criativa e como elas podem te ajudar a alavancar seus resultados. 

PRIVACIDADE CS – CRIATIVO – BÁSICO – Ep. 05 

__________ 

Quer saber mais sobre como aprimorar o seu conteúdo e alavancar na plataforma? Acesse o nosso curso Privacy CS no YouTube clicando aqui e enriqueça seu trabalho com aulas de qualidade sobre criação, marketing e muito mais. 

Tags

Últimos Posts