Vanessa Silva é veterana quando o assunto é Carnaval. A estilista – conhecida por fazer as fantasias oficiais de várias figuras icônicas, incluindo Lumena Aleluia, Madu Fraga, Karine Grum e mais – foi convidada para vestir a influencer Livia Santana durante um ensaio feito na Privacy.
Em entrevista exclusiva ao Blog da Privacy, ela aproveitou para contar os bastidores do Carnaval e sobre como ela vê o futuro da maior festa brasileira.
A história de Vanessa com o Carnaval começou quando ela ainda era pequena, aos 14 anos, idade em que assistiu a um desfile oficial pela primeira vez. No fim, a paixão pelo evento foi tão grande que isso fez com que ela quisesse entrar de cabeça na experiência, desfilando para a escola Barroca Zona Sul por vários anos.
“É uma adrenalina incrível. No decorrer de todo o trajeto a gente tem que estar sempre ali interpretando o enredo para que nada aconteça de errado, e só conseguimos relaxar de verdade na apuração dos votos”, disse ela.
Produção de fantasias de Carnaval
O Carnaval também inspirou Vanessa a cursar moda para produzir fantasias. Hoje, ela tem o seu próprio ateliê e trabalha vestindo musas, passistas e rainhas de bateria de várias escolas de samba.
“Normalmente demoro uns dois dias para fazer a fantasia, dependendo da quantidade de cristais e do bordado”, apontou a estilista. “Ao contrário do que muita gente pensa, quem trabalha com o Carnaval não para nunca! Quando ele acaba, a gente consegue descansar apenas um mês e já começa tudo de novo”.
“O Carnaval é uma cultura nacional, ele é pra todos, então temos o dever de abraçar todo o público”, disparou ela.
Em outro trecho da entrevista, Vanessa Silva também comentou sobre a crescente tendência das escolas de samba de escolher criadores de conteúdo para desfilar nos sambódromos.
Nos últimos anos tem sido cada vez mais comum ver influenciadores representando escolas durante os desfiles, o que levantou debates sobre a presença de personalidades famosas do mundo online no Carnaval. Porém, para Vanessa, a festa brasileira é para todos – e quanto mais pessoas quiserem participar, melhor.
“Os influenciadores divulgam a cultura e os bastidores do Carnaval, o que faz com que cada vez mais pessoas tenham interesse pelo evento e queiram saber como que funciona toda a magia por trás dele. No fim, todo mundo ganha”, concluiu.


