CTA: o que é e como usar essa técnica para aumentar seus resultados

Entenda como você pode aumentar seu engajamento e sua conversão
2
2

Se você cria conteúdo — seja em redes sociais, sites, newsletters ou plataformas de monetização — provavelmente já ouviu falar em CTA, a sigla para Call to Action. Mas, na prática, o que isso significa?

CTA é uma chamada para ação: uma frase direta e estratégica que orienta o público sobre o próximo passo que você deseja que ele tome. Pode ser clicar em um link, seguir um perfil, comprar um produto, assistir um vídeo, baixar um material ou até iniciar uma conversa no chat. Quando bem construído, ele aumenta seu engajamento, sua conversão e até a percepção de autoridade.

Um bom CTA deve ser claro, direto e, obviamente, desejável. Desta forma, você desperta curiosidade e senso de urgência em seu público, que entende exatamente o que deve fazer.

Os CTA podem ser utilizados em diversos lugares: Story do Instagram, legenda de um post, bio de perfil, newsletters ou blogs.

O mais importante é: seu CTA deve aparecer quando a atenção está quente. Se você só pede a ação quando o interesse já esfriou, a chance de conversão cai.

Como criar CTAs eficientes

Uma boa tática para criar um CTA perfeito é, primeiramente, definir o tipo de ação que você espera de seu público após consumir seu conteúdo. Depois, escolha o melhor gatilho de acordo com o caminho que você deseja seguir. Confira 4 exemplos de gatilhos:

  • Convite suave: ideal para quem está construindo presença.

“Quer ver mais conteúdos como este? Me siga por aqui.”

  • Promessa de valor: mostra o benefício imediato.

“Clique para baixar o guia completo gratuito.”

  • Urgência: funciona bem em campanhas e lançamentos.

“Acesse agora — por tempo limitado.”

  • Curiosidade: perfeito para públicos que já engajam com você.

“Descubra o que eu preparei hoje.”

Como funciona o CTA no universo da criação de conteúdo pago?

Para utilizar um exemplo real, um bom CTA para um influenciador na Privacy, uma rede de monetização de conteúdo, poderia ser algo como:

  • “Entre no meu perfil na Privacy e veja o conteúdo completo.”
  • “Assine agora e desbloqueie meus bastidores exclusivos.”
  • “Clique para acessar minha página e conferir minha nova collab.”

Quer mais dicas como essa?

Acesse a categoria Dicas no Blog da Privacy e explore mais conteúdos para fortalecer sua presença digital e melhorar seus resultados.

Saiba mais sobre nossos criadores e as novidades da rede.

Se Inscreva para acompanhar a Privacy e siga nosso perfil no Instagram!