O jornalista Rafael Machado é a prova viva do quanto podemos ter controle de nossa narrativa. Apesar dele ter se frustrado com sua carreira no jornalismo, ele encontrou formas de mudar o rumo de sua vida profissional com a Privacy e a criação de conteúdo.
Rafael, que nasceu no Rio Grande do Sul, encontrou o sucesso rapidamente em sua jornada por seu talento como comunicador e imitador de personalidades, o que fez ele se destacar no ramo do entretenimento e ser contratado por grandes emissoras de TV.
Inclusive, uma de suas melhores experiências foi realizar o sonho de trabalhar ao lado do Gugu Liberato, no Domingo Legal, programa que era transmitido no SBT aos fins de semana.
“Gugu sempre foi super acessível. Quando eu precisava falar com ele, queria dar alguma sugestão, ele falava: ‘Verdade, muito bom isso aí mesmo, realmente’”, disse Machado, imitando a voz do falecido apresentador. “Dava pra ver que o Gugu realmente valorizava a equipe, quem tava com ele. Foi uma vitrine muito legal e uma experiência muito boa”.
Porém, a imagem de seriedade que Machado precisava adotar para continuar sendo bem-sucedido na TV, mesmo trabalhando com entretenimento, o frustrava com frequência. E isso se intensificou ainda mais quando ele mudou de área e entrou no jornalismo policial.
“Aquilo começou a não fazer bem para a minha saúde”, comentou. “Entrei em depressão, tive um episódio de estresse pós-traumático, síndrome do pânico”.
Breaking news: @rafaelmachadotv é Privacy! O jornalista, ex-repórter do Gugu, youtuber e influenciador faz sucesso com suas fantásticas imitações e conta com 2 milhões de seguidores em suas redes. Acesse agora seu perfil exclusivo: https://t.co/ENh6xGt8KV#CreatorsCommunity pic.twitter.com/BhOrhggJkx
— Privacy (@sejaprivacy) April 24, 2024
Um novo começo
Somente quando Rafa enfrentou uma demissão, ele teve tempo para avaliar outras alternativas em sua carreira.
Foi aí que ele abriu um canal no Youtube para falar sobre casos sobrenaturais e também entrou na Privacy para mostrar o seu lado mais sensual através do personagem ‘Machadão’.
“Comecei a ver que estava tendo um público maior nas redes por ter trabalhado com o Gugu, mas o público estava querendo me conhecer mais, querendo saber mais de mim. Aproveitei isso e comecei a criar conteúdo”, afirmou Rafa. “Agora estou investindo total no digital com conteúdo adulto – tendo uma cabeça mais aberta também, porque não quero mais o jornalismo tradicional”.
“Eu sempre fui da TV e ela me moldou indiretamente por conta da profissão, mas eu estava num momento em que eu podia fazer o que eu quisesse, porque não tinha mais nenhum vínculo com empresa nenhuma, era dono de mim”, continuou.
Inclusive, para Rafael, que também está namorando um influenciador da Privacy e tem planos de mostrar cada vez mais de sua vida pessoal na rede social, encontrar o sucesso na carreira podendo ser autenticamente ele mesmo é uma de suas maiores conquistas.
“Não tenho mais uma máscara para representar ali o personagem que a empresa X, Y, Z exigia que eu sustentasse. É toda uma desconstrução, cada dia eu sou um Rafael mais desconstruído”, apontou. “O Rafael de 5 anos atrás nunca teria coragem de fazer o que o Rafael de hoje tá fazendo, e eu acho que isso vem muito também das redes, da Privacy e desse conceito que está sendo oferecido”.
“Liberdade e felicidade. É isso, sabe? A gente tem que ser livre e feliz, e eu tô conseguindo trilhar um caminho com essa filosofia de vida a partir de agora”, concluiu.